No próximo dia 16 (quinta-feira), Esmeraldas recebe a Mostra Noite de Cinema na Metropolitana. As sessões serão realizadas no Parque de Exposições de Esmeraldas. Serão duas sessões, uma às 18h e outra às 20h.

Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, as sessões serão realizadas no formato Drive-in.

A programação é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na Casa da Cultura de Esmeraldas (Rua Visconde de Caeté, 126, Centro de Esmeraldas).

Serão exibidos cinco curtas metragens, todos brasileiros e com classificação livre (Picolé, Pintinho e Pipa; Cor de Pele; Foguete; Bá e Anderson).

Promovido pelo Coletivo Noite de Cinema, a mostra audiovisual vai circular em 16 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com sessões de cinema gratuitas em áreas abertas de espaços públicos e privados. O projeto é uma realização do Coletivo Noite de Cinema, que promove mostras e sessões de filmes gratuitas nas periferias de cidades da região metropolitana.

O projeto nasceu em 2012, idealizado por Oderval Júnior, coordenador do Coletivo, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec e apoio das prefeituras locais.

O intuito era realizar uma ação sociocultural no bairro em que os membros viviam (região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves). Até aquele momento, não havia iniciativas culturais na região e, assim, demos início. Naquela época, a gente fazia tudo sem recursos, não tínhamos nenhuma estrutura. As pessoas emprestavam até as cadeiras, era tudo emprestado mesmo ou alugado.

Neste ano, já levamos o projeto a 14 cidades, da Região Metropolitana e também nas regiões Central e Norte de Minas. A gente pretende, com a circulação na Metropolitana e algumas cidades das regiões Central e Norte de Minas, atingir de 35 a 40 cidades do estado até o final do ano.
Confira as sinopses dos filmes que serão exibidos em nosso Cidade Esmeraldas:

PICOLÉ, PINTINHO E PIPA – Ficção – 15m

Sinopse: O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, panela velha, garrafão de vinho, o moço troca por Picolé, Pintinho e Pipa… alô garotada, o carro do troca-troca está passando em sua rua… o moço vai lá em cima e volta! Pedrinho, figura principal, cerca de 12 anos, Juquinha, seu irmão mais novo, de sete anos, e os amigos: Morcegão, de 13, e Gargamel e Bebeco, os dois com 11 anos. Essas cinco crianças irão fazer de tudo para alcançar o carro do troca-troca antes que ele vá embora.

COR DE PELE – Documentário – 19m

Sinopse: Cor de Pele é um sensível documentário sobre a vida do menino albino Kauan, de 11 anos. Na bela cidade de Olinda, Kauan relata como é o dia a dia de sua atípica família, no qual tem cinco irmãos: dois albinos e três negros. Ele conta como lida com as dificuldades de ter a pele e visão sensíveis, sendo uma criança super ativa numa cidade que o sol brilha todos os dias do ano. Kauan é um menino cativante e engraçado, que luta para se encaixar na cultura local e provar que cor de pele não quer dizer nada. O documentário é narrado por ele, e destaca a forma espontânea que ele conta sua vida e histórias.

FOGUETE – Ficção – 15m

Sinopse: No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer o foguete encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

BÁ – Ficção – 14m

Sinopse: O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

ANDERSON – Documentário – 20m

Sinopse: Anderson é um brasileiro de meia idade que tem paralisia cerebral. Ele foi convidado para fazer um curta metragem e só aceitou se o filme não fosse um drama. Ele conta com o companheirismo de seu irmão e a paixão pelo seu time para tentar atingir esse objetivo.

Fonte: Assessoria Mostra Noite de Cinema