Marcos San Juan, Fundador e presidente do Jornal Digital de Esmeraldas. Natural de Belo Horizonte, Marcos San Juan, 40, é jornalista e grande empreendedor, de profissão e de coração e tem na vida, um firme propósito e objetivo: o de promover o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento, em todas as áreas sociais, dos moradores da cidade de Esmeraldas e região, município que escolheu para viver e formar sua família, há cinco (5) anos.

1. Como os esmeraldenses receberam a publicação do jornal?

A meu ver muitos abraçaram de cara a ideia do jornal, outros nem tanto, pois pensaram que o projeto tinha outras intenções, como a promoção de candidatos na política. Mas acredito que 90% das pessoas vêm nosso trabalho com satisfação pois sabem que somos éticos e muito profissionais. E não só eu, mas toda a equipe do JDE.

2. E hoje, principalmente, como é a reação e qual a opinião de moradores, políticos e autoridades sobre a circulação do jornal? Conte um pouco para gente.

A gente sabe que sempre tem as pessoas que não agradam com alguma publicação nossa e podem ter uma diferença ou outra. Mas uma coisa não se pode negar, nós seguimos todos os protocolos e solicitações, justamente para não sermos injustos com ninguém. Posso declarar que autoridades e moradores da cidade nos respeitam e sabem da importância do trabalho que prestamos à população de Esmeraldas.

3. E os empresários e os governos e autoridades locais, como receberam o veículo? Foram parceiros e receptivos a participarem da publicação?

Sim estamos muito animados com o comércio, pois conseguimos movimentar bastante os empreendedores da cidade e temos muitas novidades para eles. Estamos buscando parcerias para promover encontros e trazer conhecimento e crescimento aos empresários. Em relação aos governos tivemos abertura sim, fizemos matérias com o governador e com deputados entre outros. Por isso vejo que estamos levando o nome da cidade de Esmeraldas para outro patamar, o de município potencialmente em desenvolvimento.

4. Sabemos que sua família tem papel singular na concretização desse sonho, principalmente sua esposa, Lidiane San Juan. Como foi isso?

Falar da minha esposa e dos meus filhos me emociona muito, pois os amos muito e são meus parceiros em tudo. Sobre minha esposa, Lidiane San Juan -, não tenho nem palavras para expressar o que sinto por ela. Para mim não existe na literatura palavras significativas e exatas o suficiente para expressar tudo o que sinto por ela e o que ela representa na minha vida. É uma mulher forte lutadora e neste mês completamos 20 anos de casados e eu me sinto o homem mais realizado e feliz do mundo, ao lado dela e de nossos filhos.

Posso dizer que Deus foi muito generoso comigo em me dar uma mulher linda e companheira como ela e, eu sei que, muito do que sou hoje, eu devo a ela que é minha maior incentivadora em tudo. Então peço licença aqui para falar que te amo muito Lidiane.

5. Você já teria para compartilhar, algum caso em que, após a publicação no JDE o assunto teve retorno e ou solução?

Sim. Muitas solicitações e denúncias que recebemos da população, nós procuramos imediatamente parti para a apuração dos fatos e cobrança às autoridades competentes e em muitos casos tivemos respostas efetivas. Eu sei que a cidade ainda tem muitos problemas de gestão e o povo sofre muito com isso, por isso buscamos, da melhor forma possível e dentro do que podemos fazer consolidar soluções para atender às necessidades sociais da população.

6. Destaca pessoas que confiaram em você e no seu projeto e te ajudaram e contribuem até hoje nesse trabalho? O que diria para elas?

Em primeiro lugar eu agradeço, de todo o meu coração, segundo minhas orações, para que Deus coloque em meu caminho mais pessoas especiais como, Advogado Wanderson, Marcos Copitelys, Gabriel Oliveira, Isabella Garcia que mesmo estando agora em outra cidade continua nos apoiando, Jonathan Guedes, Renata Galdino, Lohane San Juan e claro você que tem nos impulsionado a cada dia, Valéria Flores, pessoas que acreditaram no meu objetivo e no meu trabalho e que abraçaram essa causa e esse projeto. Sei que hoje estou engatinhando ainda, mas acredito que serei uma referência e todas as pessoas poderão se beneficiar com os resultados desse projeto.

7. No futuro como imagina a posição e representatividade do JDE na grande mídia? Como quer ser reconhecido?

Estou buscando fazer com que nos tornemos uma mídia diferenciada, criando oportunidades e ajudando no desenvolvimento humano das pessoas seja nas escolas, nas vilas, no trabalho, no entretenimento, na saúde, etc. Quero fazer aquilo que, de repente, para muitos, possa até não ser considerada uma boa pauta, mas eu não vejo assim, porque meu objetivo é conseguir ajudar a mudar uma realidade, uma vida. E se isso for possível com uma nota, matéria, entrevista, live, então eu vou fazer. Estou aqui porque amo o que faço, então o reconhecimento, que por ventura vier, será consequência de uma mente focada no próximo.

8. Mais planos como empreendedor na sociedade mineira e brasileira? Projetos? Conte um pouco sobre eles.

Olha temos muitos planos sim. Mas não quero aqui, apenas especular. Pretendo apresentar e consolidar, muito em breve, planos e projetos que virão por aí com o intuito de beneficiar, tanto para a população quanto os empreendedores.

9. Hoje, com o JDE comemorando um ano, como se sente?

Me sinto realizando um sonho e construindo um legado para minha família, amigos e principalmente para uma cidade que precisa de pessoas que acreditem, nela de verdade e não que queiram apenas alcançar vantagens próprias. Por isso estou muito feliz com o que estamos construindo.

10. Se fosse agradecer algumas pessoas, quem seria e o que diria? Mande um recado para elas.

Não posso me limitar a reconhecer o trabalho de uma pessoa apenas, mas sim de algumas pessoas como os colunistas do JDE, ao casal de amigos Djalma e Kelly Souza, a minha esposa Lidiane, meus filhos e a você, jornalista Valéria Flores, pelo nosso trabalho junto, já de outra época. Estou muito feliz e realizado por tudo que todos têm feito por esse projeto. Gratidão a todos vocês.

11. Mande também um recado para seu público do JDE, para os moradores de Esmeraldas, de Minas Gerais e do Brasil. Qual o seu grande compromisso com todos eles?

A mensagem que deixo aqui para meu público é meu compromisso de sempre me dedicar ao máximo para trazer informações de qualidade e veracidade e ainda, de buscar junto com a sociedade esmeraldense, formas e meios para crescermos juntos. Como já disse, eu só tenho a agradecer a cada envolvido nesse trabalho e a cada leitor, pela confiança. Quero deixar para todos a importância de acreditarem sempre nos seus sonhos e que nós precisamos juntos, mudar a mentalidade sobre tudo que aprendemos até aqui. Então, para finalizar, deixo para todos o seguinte versículo da Bíblia, o livro sagrado: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Abaixo foto do primeiro logotipo criado para o Jornal, porém não divulgado, logo após, resolvemos trazer nosso atual escudeiro logotipo oficial do JDE.

Alguns depoimentos sobre o Jornal Digital Esmeraldas