A equipe da Escola Municipal Zita Lucas e Silva divulgou na tarde de hoje, 05 de outubro, em suas redes sociais, uma nota de repúdio contra a intimidação por parte da Secretaria de Educação de Esmeraldas.

O texto relata o repúdio à Secretaria Municipal de Educação devido a uma atitude considerada como assédio moral. A escola critica a convocação de servidores sem o conhecimento da direção, alegando que isso os fez se sentir acuados. Além disso, aponta que a Secretaria criou narrativas diferentes das discutidas em um encontro, o que levou a escola a ser colocada em uma situação de inverdade. A equipe da escola enfatiza a importância do direito de defesa e solicita um tratamento mais cuidadoso nas abordagens futuras para evitar constrangimentos similares.

Veja a nota na íntegra abaixo:

 

Nota de Repúdio

 

A Escola Zita Lucas e Silva, vem a público repudiar a atitude da Secretaria Municipal de Educação quando:

 Convoca/convida via ligação telefônica servidores da referida, sem a ciência da direção, para justificar apuração de possível denúncia oriunda da escola, fazendo-os se sentirem acuados, numa atitude típica de assédio moral, praticada com estes e com os demais da escola através deles.  

Quando para tentar justificar o convite /convocação, criam narrativas (ofício 0452) diferentes das tratadas no encontro, conforme registro em ata do dia 26/09/2023, que inclusive leva o título de: Ata de verificação de denúncia recebida pela secretaria e tais encaminhadas pela ouvidoria municipal, e tais narrativas são reportadas aos seus superiores, de forma a deixar a escola em situação de inverdade.                                         

Quando tal atitude produz real desconforto para toda a escola, visto que, cria um cenário de desconfiança no tecido relacional do grupo.

 Partindo do pressuposto que o canal é de uso do cidadão e refere-se ao seu direito de manifestar, e ainda em se tratando de denunciante anônimo os apontamentos e especulações não são práticas pertinentes de apuração, cabendo aos denunciados em toda e em qualquer manifestação o direito de defesa justa, sendo prática lamentável trabalhar com suposições e apontamentos que podem expor servidores junto aos seus pares de trabalho.

Diante disto, a equipe da Escola Zita Lucas e Silva segue firme como classe trabalhadora desse município que luta em defesa dos direitos e pela dignidade humana. Solicitamos zelo e cuidado nas abordagens futuras em relação a essa escola para evitar constrangimento como o que nos levou a emitir essa nota.

At.te EQUIPE E. M. “ZITA LUCAS E SILVA”.