Projeto de Lei 74/2022, proposto pelo Vereador Alan Borges da Silva, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios com estampido e, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Esmeraldas MG, e dá outras providências.

Na entrevista o Vereador Alan, relata que um dos motivos é a proteção das Crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista e Pets.

Crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista

O problema acontece pois muitos indivíduos com TEA apresentam uma hipersensibilidade sensorial aos estímulos do ambiente. O fator é, inclusive, um dos critérios levados em conta na hora de fechar o diagnóstico. Um latido de cachorro ou uma buzina de caminhão, por exemplo, podem ser suficientes para causar pânico em crianças dentro desse espectro.

É como se eles escutassem todos os sons do ambiente de uma só vez sem focar a atenção em nenhum deles, provocando uma sobrecarga naquele sentido. “É algo que foge ao controle deles”, explica a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em psicologia do desenvolvimento pela USP (Universidade de São Paulo).

A hipersensibilidade sensorial pode ainda acometer outros sentidos. No caso do tato, a criança pode ter medo de texturas e evitar andar descalço na grama ou usar meias, por exemplo. Quando atinge o paladar, pode fazer com que o indivíduo coma apenas alimentos pastosos, ou só secos.

Isso acontece porque indivíduos com a condição tem dificuldade em entender o contexto das situações, impedindo que ela consiga modular seu comportamento. “Ela não consegue prever o que vem depois e isso a assusta, faz com que ela fique frustrada e se desorganize”, explica

“Desorganizar” é a palavra mais usada para descrever uma crise pois é exatamente isso o que acontece: o indivíduo sente-se sobrecarregado pelos estímulos que recebe e, como não consegue entender o contexto da situação, acaba tendo dificuldade para organizar sua percepção e modular sua reação a eles.

No caso dos fogos de artifício durante a virada do ano, indivíduos neurotípicos (isto é, que não estão dentro do espectro autista) compreendem que eles serão disparados porque é uma tradição social para celebrar a data.
“Mas, se acordássemos às três da manhã de um dia comum com uma bateria de fogos imensa na nossa janela, ficaríamos confusos com aquilo, questionaríamos se são fogos ou tiros, sentiríamos irritação e até medo”, explica

Nesse momento, é importante tentar se colocar no lugar do autista para compreender quão difícil é vivenciar aquele momento.

Pets

Os fogos com estampidos podem ser prejudiciais à saúde de cachorros e gatos, os animais são extremamente sensíveis ao barulho e alguns deles podem até perder a vida. A audição de cães e gatos chega a ser quatro vezes mais apurada que a dos seres humanos.

Entrevista

Confira o Projeto de LEI 74/2022: