Marcos San Juan – Jornalista
No bairro Alexandria, localizado em Esmeraldas, a escassez na coleta de lixo tem gerado uma realidade preocupante, crianças que aguardam o transporte escolar são obrigadas a permanecer próximas ao acúmulo de lixo. Essa situação traz consequências sérias para a saúde, segurança e educação dessas crianças. Nesta matéria, exploraremos os impactos sociais dessa escassez na coleta de lixo.
Crianças em risco, consequências da escassez na coleta de lixo:
A falta de coleta regular de lixo no bairro Alexandria expõe as crianças e moradores a uma série de riscos e impactos negativos;
Riscos à saúde: A proximidade com o acúmulo de lixo expõe as crianças a doenças e infecções, como problemas respiratórios, dermatites e infecções gastrointestinais. A falta de higiene e a presença de resíduos tóxicos aumentam a vulnerabilidade dessas crianças a condições de saúde precárias;
Privação educacional: A necessidade de esperar o transporte escolar, próximo acúmulo de lixo compromete o acesso das crianças à educação. A exposição a um ambiente insalubre e perigoso pode levar a faltas frequentes na escola, prejudicando seu desenvolvimento acadêmico e suas oportunidades futuras;
Impactos emocionais e psicológicos: A exposição constante a uma realidade tão degradante pode afetar profundamente o bem-estar emocional e psicológico das crianças. Isso pode levar a problemas como ansiedade, estresse e baixa autoestima, prejudicando seu desenvolvimento global.
É essencial que as autoridades locais invistam em infraestrutura adequada, incluindo caminhões coletores, que segundo os moradores, passam apenas na avenida principal, uma vez na semana e em semanas que não passam para a realização das coletas, é necessário as instalações caçambas para que os moradores, possam depositar os resíduos adequadamente. Isso permitirá a realização de coleta regular de lixo, reduzindo a exposição e os riscos para as crianças.
Lembrando que o bairro Alexandria, aguarda a regularização fundiária, que irá proporcionar aos moradores mais dignidade, por isso, a Prefeitura de Esmeraldas, precisa urgentemente de dar preferência a essa pauta do bairro Alexandria, para que quanto antes, os moradores recebam melhorias e consigam usufruir dos seus direitos básicos que são deveres do município e direito da população.
Atualização da matéria em 17 de maio às 11:29h: Em resposta a solicitação do JDE, segue abaixo posicionamento da Prefeitura de Esmeraldas, na íntegra.
Bom dia! Prezada Lidiane,
A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá no bairro para verificar a situação na data de hoje.
Daniel Nunes Batista
Setor Comunicação
Um verdadeiro absurdo e descaso com a população.
Na minha rua passa duas coletas: Ribeirão das Neves e Esmeraldas, moro na divisa dos dois municípios, nenhum deles recolhem o lixo do meu lado da rua. Os garis de Neves dizem que só pegam do lado que pertence a Neves,os de Esmeraldas dizem que na minha rua a coleta é somente nas caçambas…Fora a sujeira em determinados pontos temos que conviver com insetos e animais peçonhentos, sem falar com o surto de dengue e Chikunhunya que aterroriza a população. Precisamos de um “Salvador da Pátria” aqui.
Aproveito para já agradecer a limpeza que fizeram no local, torcer para chegada das caçambas de lixo e pedir aos moradores que também colaborem não colocando lixo na rua fora dos dias de coleta.