A cena do rap em Esmeraldas vem crescendo e revelando seus talentos e nomes de representatividade na cidade, conversamos com o rapper Vinícius Santos Lopes, 20 anos – vulgo Vinnii original, integrante do grupo T90 que é formado por Juliet, Vitin, Amachi, Solto.

Vinnii, está envolvido no rap há 6 anos, começou sua trajetória fazendo rimas na escola só para se divertir com os amigos, em 2018 o que era só uma diversão foi ficando mais sério até seu primeiro convite para gravar em um estúdio, além disso começou a participar de algumas batalhas de rima, nascendo assim o interesse maior pelo gênero “R&B”.

O que é a música R&B?

No fim dos anos 1940, a revista Billboard passou a classificar os gêneros derivados do blues e do jazz como Rhythm and Blues (ritmo e blues, em tradução livre), que ficou mais conhecido pela sigla R.

A vertente deu origem e ajudou a desenvolver diversos outros estilos musicais nos anos 1960, como o Rock and Roll. Nos anos 1990, ganhou um subgênero, o R contemporâneo, com referências do hip-hop, funk e soul music, que, até hoje, é usado por artistas da música pop.

Vinnii, relata que esse estilo foi uma porta de entrada para ele no rap, seu primeiro single foi em 2020 “Sabe disse” um Love Song (canção de amor), que foi o começo de verdade na música, mas que não parou por aí. No mesmo ano gravou várias músicas, só não teve oportunidade de lançá-las por tempo, a rotina com a escola não permitia, e optou pelos estudos.

“Em 2022 conheci uma banda chamada Contramão que abriu a porta do estúdio deles para que eu pudesse gravar minhas músicas, pude lançar 2 “Deixa eu te amar” e “Te encontrar”, sons que foram muito importantes para mim, nesse mesmo ano disputei algumas seletivas para batalha em Ribeirão das Neves e representar o bairro São Pedro/Esmeraldas. Minha inspiração na música vem de um rapper mineiro também Chris Mc, onde me vejo muito nos sons dele, que retrata muito do que eu vejo sobre música, além dos rappers Chris Brown, Usher, Akon, Justin Bieber. Tive oportunidade de estar com Chris Mc para uma conversa e de perto assistindo seu show, para observar tudo o que sempre me inspirei a fazer”.

No mês de abril terá um lançamento com algumas participações especiais, som que vai estará retratando os negros, as conquistas, a vaidade em fim nossa voz. Além do novo clipe que está para ser lançado dia 20 de abril, para saber mais fique ligado nas plataformas e redes sociais.

Instagram:  @originnalvinnii
Youtube: VINNI ORIGINAL
Contato para shows e eventos: Vinicinlopes244@gmail.com

JD – Quais são as dificuldades enfrentadas pelos artistas da cultura hip hop na cidade?

Vinnii – Acho que sempre tem na questão de ter mais apoio de quem vive com a gente na nossa cidade no nosso bairro. No nosso cotidiano temos um estúdio no Veneza, do produtor Talick é de fácil acesso para podermos gravar já não é um problema. Hoje em dia as coisas melhoraram muito, antes era quase 0 as oportunidades na cidade, mas mesmos assim fomos construindo nosso espaço, o queríamos era mais apoio para que fosse liberado de realizarmos nossos eventos, pois como reunimos na Praça do Cristo no São Pedro, gostaríamos de mais apoio para nos garantir o direito de realizarmos eventos e batalhas de rimas.