Claudia Zanol – Professora
Em termos gerais, o desenvolvimento de uma redação deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 e 7 linhas para cada um. É nessa parte em que você explicará tudo sobre o tema e dará o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. A redação necessita gerar ideias e para isso, é preciso ter argumentos plausíveis. No texto dissertativo argumentativo é preciso selecionar as ideias e revelar ao leitor o assunto por meio de
subsídios que foram reunidos posteriormente em suas pesquisas. As ideias precisam ser desenvolvidas com base em um plano textual.
Como começar um desenvolvimento
O desenvolvimento da redação é o coração do texto, pois é a hora de defender o seu ponto de vista usando argumentos para convencer o leitor, nesse momento você poderá contextualizar textos lidos anteriormente.
O desenvolvimento é o momento em que você deve desenvolver os argumentos que você apresentou na introdução, trazendo exemplos, informações e dados estatísticos e fidedignos que possam embasar seu posicionamento diante da temática sugerida. O ideal é apresentar dois argumentos, um em cada parágrafo.
Existem diferentes tipos de argumentos, por isso se liga nessa dica:
1 — Argumento de Exemplificação:
Ele pode ser usado para explicitar o argumento através de um exemplo.
2 — Argumento de Autoridade:
É a utilização da fala de uma figura reconhecida sobre o assunto, ou até mesmo o que essa personalidade representa para o tema em questão.
3 — Argumento Histórico:
Esse tipo de argumento abrange um determinado momento da história, seja ele em nível mundial ou particular, como a ditadura militar brasileira. É comprovado por si só, visto que é de conhecimento geral.
4 — Argumento Comparativo:
A comparação é um excelente recurso que pode ser utilizado para deixar sua redação mais convincente e evidente, facilitando a exposição de sua opinião sobre determinado assunto.
5 — Fatos ou dados estatísticos:
O uso de informações retiradas de veículos de informação legitimados é um forte argumento para o embasamento da posição apresentada.
6 — Conectivos:
É fundamental que você conheça os conectivos e saiba utilizá-los de maneira adequada. Amém de serem necessários para que você consiga pontos, os conectivos são capazes de trazer coesão e coerência em sua redação.
7 — Faça um tópico frasal com seu argumento:
O tópico frasal é a ideia central do seu argumento, desenvolva a sua situação problema relacionando ao tema proposto. Depois de produzir um tópico frasal com o argumento, é hora de desenvolvê-lo. Por isso, não esqueça que toda redação sempre trata de um problema e exige que o candidato se posicione diante dele.
8 — É hora de contextualizar:
Além de fazer a problematização do tema com argumentos, é muito importante que você contextualize, ou seja, traga um repertório sociocultural legitimado e fidedigno. O repertório é o conhecimento que você adquiriu ao longo da sua vida escolar, dos livros que leu, dos filmes, séries e da própria vivência cultural. Não se esqueça, eles devem ter relação com o assunto abordado!
9 — Conclua o parágrafo:
É fundamental que seu parágrafo, assim como a redação, apresente início, meio e fim. Por isso,
faça a conclusão da ideia do parágrafo. Se você apresentou seu argumento e trouxe um dado estatístico para comprová-lo, a conclusão é
o momento que você reafirma seu posicionamento e relaciona as duas informações apresentadas, seu posicionamento que foi apresentado através de argumentos e informações apresentadas.
10 — Faça Conexões:
É importante que você faça conexões e utilize os conectivos de forma eficiente. Por isso, gente relacionar as informações do primeiro parágrafo com o segundo para demonstrar que você é organizado e possui um projeto de texto. A argumentação é um recurso linguístico usado para influenciar o leitor sobre um ponto de vista. Os textos argumentativos têm como principal característica convencer o interlocutor sobre o posicionamento do autor do texto por meio de argumentos.
Agora é com você!
Faça a sua redação e bons estudos!
Deixar um comentário