Chuva chega a Esmeraldas depois de um longo período de muito calor na tarde de segunda-feira dia 27 de setembro,
ela veio, mas junto trouxe muitos transtornos e deixou moradores assutados.

A Cemig informou que a tempestade foi acompanhada de ventos de grande intensidade, de até 72 km/h.
Segundo a empresa, isso provocou falta de energia em diversas regiões da capital, como na Pampulha, em Venda Nova, em cidades do entorno, como Contagem, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Betim.
A principal causa dos desligamentos são objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos de árvores, que provocaram curtos circuitos e rompimentos de cabos em diversos bairros das cidades.

Além da falta de energia, ocorreram também alagamentos e alguns lugares teve até chuva de granizo, como no bairro São Pedro em Esmeraldas e Ribeirão das Neves, os moradores nos enviaram algumas fotos e vídeos.

Covensamos com JB do bairro Recanto Verde, que mandou vídeos mostrando como ficou a situação no bairro
onde ele mora após a chuva e segundo ele no inicio do ano ele procurou a Subprefeitura para informar que as casas estavam em situação de perigo e poderia desabar devido a um córrego que passa entre as casas e nesse período de chuva o córrego costuma trasbordar, o local recebeu a visita da Defesa Civil e notificou a residência dele e da sua cunhada, onde foram sugeridos a entrarem no programa auxilio aluguel, segundo JB o progama tem a dura de 2 anos e que após o término os beneficados tem que provindenciar outro lugar ou a reforma da casa notificada o morador relata que essa não foi a solução satisfatoria a eles.

O Presidente da Câmara Agnaldo Lousada esteve no local reconhecendo a grave situação, os moradores cobram uma resposta imedita e solução com obras no local para solução dessa situação, que se agrava com o periodo de chuvas.