A casa da Cultura de Esmeraldas, batizada com o nome de um importante agente cultural local, o Sr. Euclides Pedro do Carmo, foi inaugurada em 30 de julho de 2010, como resposta aos anseios da comunidade artística local, que até aquele momento, não possuía um equipamento público que desse respaldo às ações culturais que já eram executadas em toda Esmeraldas e fora dela também. A maioria das manifestações culturais locais são tão antigas quanto o próprio município de Esmeraldas, que nesse ano de 2021 completa 120 anos de emancipação política (entre 1735 e 1901, Esmeraldas pertencia à cidade de Sabará, e tinha o nome de Santa Quitéria), como por exemplo a Folia de Reis, que tem sua manifestação entre a véspera de Natal e o dia 06 de janeiro (dia de Reis), Congado, Carnaval de rua, Queima do Judas, festas religiosas entre outras. Em seu interior, a Casa da Cultura abriga a Sala da Memória, que contém um importante acervo de fotos antigas que contas parte da nossa história política e cultural, painéis, livros e objetos antigos. A promoção, difusão e salvaguarda da cultura Esmeraldense são as principais metas da equipe da Casa. As oficinas de artesanato, culinária e capoeira são direcionadas ao público em geral através do acesso livre e gratuito.

As dinâmicas implementadas pela Casa não seriam possíveis sem o estabelecimento de fortes parcerias com outros equipamentos públicos, entidades culturais e organizações sociais, como por exemplo o Centro de Art-Bordados, A Biblioteca Pública Professor Fábio Lucas, Movimento Afro-esmeraldense, Bambuarte e Grupo da Melhor Idade, além de outros muitos parceiros voluntários, que se dedicam a transmitir seu conhecimento na intenção pura e simples de perpetualizar a arte e a cultura local. Em virtude da pandemia, todas as oficinas e visitas estão temporariamente suspensas, a previsão é que a partir do mês de Outubro desse ano, as ações serão retomadas mediante a tomada dos cuidados específicos necessários.

Rodrigo Adley Coordenador da Casa da Cultura de Esmeraldas Endereço: Rua Visconde de Caeté, 126 – Centro – Esmeraldas

O Jornal Digital Esmeraldas esteve na Casa de Cultura e pode apreciar a riqueza cultural que Casa possui e anseia pelo retorno das visitações, principalmente para o conhecimento dos novos moradores da cidade. Nosso papel como mídia local é fomentar a Cultura e as atividades culturais do município.