Fundada no ano de 1900, pelo ilustre maestro major Otaviano Silva, Padre Laje, Dr. Raymundo Cândido e outros componentes da época, a Banda de Música Euterpe Quiteriense, foi a primeira e única banda de música do município de Esmeraldas. Presente em todas as festas oficiais, essa banda foi responsável por manter viva uma das mais antigas tradições locais, a musicalidade.
Os Instrumentos da Banda de Música Euterpe Quiteriense foram tombados pela Prefeitura Municipal de Esmeraldas-MG por sua importância cultural para a cidade.
Relatos de José Tarcísio Ferreira, atual presidente da Banda.
“Em 1968 meus primeiros momentos de alegria, pois naquele momento comecei a segurar partituras para meu amigo Joaquim de Lemos Neto. Quando o mesmo me indicou para Maestro Cid Silva comecei as aulas; hoje estou com mais de quarenta anos de integração. Na mesma, fui procurador, tesoureiro e hoje sou presidente no meu segundo mandato. Durante esta trajetória só felicidades, pois através desta honrosa banda já consegui até empregos. A felicidade completa é de conhecer a família do grande homem que fundou a banda, Otaviano Silva, que deixou dois maestros e até hoje estão em atividades seus netos e bisnetos músicos. Os netos de Otaviano Silva fazem como seus pais fizeram, não deixando que a mesma chegue ao fim, pois a história é ótima, sabendo que é uma parte cultural que Esmeraldas honra ter. Esta entidade também deve ao Maestro Geraldo José Vitor, pois deixou sua terra para dar o máximo para que nossa querida banda não chegue ao fim. Hoje estamos com dificuldades de conseguir alunos. Estamos com o convênio com a Igreja Católica, através do padre, para que possamos conseguir alunos”.
Relato de Geraldo José Vitor, maestro da Banda.
“Maestro da Banda de música Euterpe Quiteriense, já estou a frente á 47 anos, desenvolvendo os Projetos da banda. Hoje a Banda de música se compõe por 20 músicos efetivos. Administro a escola de música, onde venho fazendo um trabalho sócio educativo tirando as crianças e adolescentes das ruas, assim evitando as drogas e outros. O curso é totalmente gratuito para que possamos resgatar a Banda Centenária da Cidade. A Banda é uma entidade filantrópica criada em 7 de setembro de 1900 onde na época Esmeraldas pertencia ao município de Sabará, local onde a banda foi registrada.”
Como participar
Os interessados a aprenderem música, podem estar procurando a Sede da banda localizada na Rua Benedito Valadares, 3 – Centro – Esmeraldas, os atendimentos acontecem nas terças e quintas de 18h às 20h.
Idade mínima para participar é de 8 anos.
As matrículas também pode ser realizadas através do contato (31) 99962-0109.
Deixar um comentário