Tive o privilégio de acompanhar jovens talentosos em um torneio, onde testemunhei e conheci diversas histórias de superação, garra e dedicação. Não me refiro apenas àqueles que conquistaram troféus e medalhas, mas a todos os envolvidos, desde as cantineiras nos alojamentos, o porteiro, os motoristas dos ônibus, toda a equipe de produção do campeonato, as comissões técnicas dos times e os árbitros. Há muitas pessoas por trás de um evento como esse, cada categoria buscou dar o seu melhor, superando limites dentro e fora dos gramados, e foi inspirador presenciar isso.

Os pais estavam presentes, torcendo, gritando e incentivando a cada jogada, tanto aqueles que estavam próximos quanto os que acompanharam tudo pelas transmissões ao vivo, enviando mensagens de apoio. Mesmo nas derrotas, não deixaram de valorizar cada atleta e cada time.

Gostaria de destacar não apenas o desempenho do Campolina, que demonstrou garra, força e superação em todos os aspectos para trazer o troféu para Esmeraldas, mas também a equipe do Juventus Esporte Clube da Bahia.

Eles viajaram por 36 horas e também conquistaram o título, time esse que tivemos uma conexão muito legal onde os atletas do Campolina se tornaram amigos e passaram um a torcer pelo outro, com os gritos de “Vai Acarajé” e do lado de lá “Vai Pão de Queijo”, algo que só o esporte pode proporcionar.

Fiquei emocionado ao ouvir o depoimento de uma amiga da comissão, que relatou que não tiveram nenhum tipo de ajuda, e somente Deus sabia como foi difícil chegar até ali. Além de nos proporcionar uma lição, em que vimos uma passagem bíblica se cumprir — “… os últimos serão os primeiros” —, relato isso, pois o Juventus se classificou em último lugar da tabela e foi o grande vencedor, sendo o campeão da fase ouro. Foi uma honra estar presente, vivenciar isso ao lado do meu filho e de todos os amigos do Campolina FC, e compartilhar a alegria com toda a comunidade de Esmeraldas, mesmo aqueles que não puderam estar lá fisicamente, mas estiveram de coração.

Todo esforço foi recompensado com essa linda vitoria e com a Taça Band Brasil na memória do Campolina FC.