Todos os anos, no dia 12 de junho, o Brasil se envolve em celebrações amorosas durante o Dia dos Namorados. Esta data é reservada para honrar o amor e a conexão entre casais, uma oportunidade para expressar afeto e carinho mútuos.

No entanto, além de seu significado emocional, o Dia dos Namorados também desempenha um papel significativo na economia nacional, aquecendo o mercado com trocas de presentes e gestos românticos. Surpreendentemente, a escolha do dia 12 de junho para esta comemoração está enraizada em considerações comerciais.

Apesar disso, o verdadeiro valor da data reside na expressão genuína de amor entre parceiros. Dois casais em particular personificam essa essência, mantendo viva a chama do romance mesmo após muitos anos de casamento.

O casal João Araújo, e Rose Morim, 21  anos juntos e 17 de casado, relata um pouco desse sentimento.

A primeira vez que comemoramos o Dia dos Namorados juntos, éramos muito jovens, cheios de sonhos para o futuro. Tínhamos a empolgação que a juventude carrega e não tínhamos muita ideia da imensa responsabilidade que a vida a dois acarreta. Só de estarmos juntos, sair, comemorar já bastava. A expectativa que essa data nos traz é a de gratidão! Não importa quanto tempo se passou, preservamos o carinho e o respeito um pelo outro, mantemos a tradição de nos apreciar no dia a dia e celebrar esse dia como se fosse a primeira vez! Hoje, amadurecidos no convívio de 21 anos, sabemos que há muita diferença na comemoração da primeira vez, mas para melhor, porque hoje nos conhecemos profundamente, de forma clara e transparente. Se estamos juntos até hoje, é porque a essência um do outro nos basta para preservar o relacionamento e continuarmos juntos, como parceiros, amigos, amantes e eternamente namorados! Espero que possamos brindar nesse dia por muitos anos ainda, mesmo bem velhinhos, sentados na varanda, contando os casos da juventude, com o mesmo brilho no olhar, como se fosse a primeira vez!

O casal Rosalina Mendes de Oliveira e Gilmar Norberto de Oliveira estão casados há 34 anos.

Nós nos conhecemos no ano de 1985 e, naquela época, o Dia dos Namorados não era tão comemorado quanto hoje, muitas vezes passava despercebido. A maioria dos casais não comemorava nem dava importância para a data, mas eu me recordo plenamente que meu esposo, que na época era meu namorado, me dava vários buquês. Ele pegava o ônibus com aqueles buquês enormes, e por isso, a data do Dia dos Namorados é muito importante para nós. Cada ano que comemoramos nos aproxima mais, nos deixando ainda mais unidos.

Sabemos que passamos por várias situações, pois casamento não é só um mar de rosas; todo relacionamento tem seus altos e baixos. Lembro-me que meu esposo sempre me dava presentes e eu pedia aos meus pais para comprar, pois eu não trabalhava. Eram aqueles combos que vinham com pós-barba, um creme de pele e uma colônia para presenteá-lo. Mas este ano será uma data mais que especial, pois no dia 15/06 vamos fazer 35 anos de casados, e a comemoração será em dose dupla. Por isso, estamos muito empolgados com o Dia dos Namorados.