Marcos San Juan – Jornalista

Em cumprimento as operações de policiamento da Rede de Proteção Escolar, a PMMG foi acionada pela Escola Estadual de Melo Viana, a viatura chegou em poucos minutos do acionamento, onde realizaram a apreensão de dois alunos, de 15 anos, portando dentro da sala de aula uma faca e um arma de choque, na manhã desta quinta-feira, 04 de maio.

Diante dos fatos os familiares foram acionados, e com o apoio do Conselho Tutelar foram encaminhadas as partes para a Delegacia de Ribeirão das Neves, para devidas providências.

Diante, deste episódio, é constado que o Projeto Rede de Proteção Escolar, está funcionando de forma preventiva e repressiva quando necessário.

Entramos em contato, via telefone, com o diretor Guru, da escola, para saber detalhes do ocorrido e quais as ações serão tomadas, após o fato, o mesmo solicitou nossa equipe, que formalizássemos as solicitações por e-mail, porém até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

Qualquer nova informação será atualizada pelo JDE.

Atualização da matéria sobre o ocorrido na Escola Estadual de Melo Viana, nota da direção da escola.

Hoje, 04/05/2023, a Direção da Escola recolheu com alunos: 1 faca de mesa e uma arma de choque. Em nenhum momento houve por parte desses alunos, tentativa ou ameaça à colegas e servidores.
O aluno dono da arma de choque estava brincando de disparar descarga elétrica nos colegas DENTRO DO TRANSPORTE ESCOLAR. Fomos informados e tão logo chegamos ao aluno e solicitamos a entrega da arma. O mesmo, NÃO resistiu e entregou a arma à Vice-diretora Valdirene.

EM NENHUM MOMENTO ESTE ALUNO APRESENTOU INTERESSE EM UTILIZAR A ARMA DENTRO DA ESCOLA, MESMO PORQUE, A ARMA ESTAVA DENTRO DE SUA MOCHILA.

O outro aluno que portava dentro da mochila a faca de mesa, ao tomar conhecimento de que acionaríamos a patrulha escolar, entregou a faca de mesa. Ao ser interrogado pela Vice-diretora, por que portava a faca de mesa, o mesmo disse que achou a faca na rua e pegou. Em nenhum momento este aluno demonstrou interesse em ferir alguém dentro da Escola. Em seguida, a Direção da Escola acionou as famílias, por se tratar de aluno menor de idade e a PMMG. A Escola registrou o fato e a polícia conduziu alunos e responsáveis ao posto policial do bairro Tijuco para registrar Boletim de Ocorrência e logo após para a Delegacia de Polícia Civil de Ribeirão das Neves.

A Escola disponibilizou uma das Supervisoras Pedagógicas para acompanhar os alunos e as famílias até o fim dos procedimentos. A Direção da Escola agiu conforme Legislações vigentes, dentre elas, o Regimento Interno da Escola. Vale lembrar que a Escola não tem poder de polícia para revistar mochilas e bolsas. Esta prerrogativa é da polícia. Em todos os casos suspeitos, a Direção da Escola agiu muito rápido. Qualquer denúncia e ameaça são investigadas imediatamente e as devidas providências são tomadas, lembrando que NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI. A Escola Estadual de Melo Viana é uma Escola linda, Segura, tem uma Direção e Equipe de trabalho muito experiente, possui uma comunidade escolar disciplinada e participativa mas, não está livre de algumas possibilidades.

A VERDADE É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO.

Att,
Diretor Guro Saito Viana

Atualização às 10:57h em 5 de maio, matéria sobre a Escola Estadual de Melo Viana.

Nota da Polícia Civil de Minas Gerais

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que instaurou um inquérito para a total apuração dos fatos. Um adolescente, de 13 anos, foi conduzido à delegacia por ato infracional análogo ao crime de ameaça, ouvido pela Central Estadual do Plantão Digital e liberado aos responsáveis legais. A faca levada ao colégio foi apreendida. Mais informações poderão ser repassadas com o andamento das investigações