Em nossa matéria especial, vamos mostrar um pouquinho da história de um apresentador que é uma referência em mostrar a beleza do nosso estado. É claro que só poderíamos estar falando de Otávio di Toledo, jornalista e apresentador.

Queridíssimo em dois programas nos quais atua na TV Alterosa-SBT, o Alterosa Esportes com a famosa bancada e também apresentador da Viação Cipó. Em cada edição, o Viação Cipó nos leva a um lugar diferente, proporcionando uma experiência culinária mineira de primeira qualidade e muita cultura do nosso estado. O programa está comemorando seus 20 anos de muito sucesso e conta com um especial que recorda os episódios de sua linda trajetória, encantando os mineiros ao relembrar cenas marcantes do programa. A Viação Cipó é exibida pela TV Alterosa-SBT todos os domingos às 10h, com reprise aos sábados às 8h30.

Com tanto sucesso assim, nós do JDE conversamos com o apresentador Toledinho, para os mais íntimos, a fim de saber um pouquinho mais da sua história e do programa.

JDE – Como a Viação Cipó tem conseguido manter uma audiência constante e cativar os telespectadores ao longo dos 20 anos em que está no ar?

Toledo – Acredito que a Viação Cipó encanta mineiros e outros brasileiros por conta de falar e mostrar a poesia que tem em nosso Estado, o jeito de viver do povo mais simples e as riquezas culturais. Além disso, contamos com uma equipe muito preparada, desde o produtor, passando pelos cinegrafistas e operadores de áudio, até os editores e finalizadores. Tudo é feito com muito critério e, principalmente, carinho.

JDE – Quais são os principais elementos que o programa Viação Cipó traz para o público mineiro?

Toledo – O programa é uma revista poética repleta de variedades sobre Minas Gerais, falamos sobre cultura, turismo, arte, música, artesanato, gastronomia, natureza, festas, causos, pessoas, esportes, meio ambiente e ainda a história e o registro do passado de glória de Minas Gerais, estado tão rico e importante para o Brasil.

JDE – Como surgiu a ideia do Viação Cipó e quem são os responsáveis pela produção do programa?

Toledo – A ideia surgiu do produtor Carlos Ribas, proprietário da Cisup imagens e Som, e do publicitário Leandro Neves, que me convidaram para ser o apresentador. Com o tempo as coisas mudaram e hoje fazemos uma co-produção entre a minha empresa, Visual Design Publicitário (ou Viajandocomtoledo, nome fantasia), a Cisup e a TV Alterosa.

JDE – Como o programa Viação Cipó trata as diferentes regiões do estado de Minas Gerais?

Toledo – Trata todos iguais, afinal de contas, como sempre diz Carlos Ribas, Minas são muitas, mas domingo ela é uma só na Viação Cipó.

JDE – Qual é o sentimento do Toledo como apresentador em relação ao trabalho realizado no programa Viação Cipó? 

Toledo – Me sinto um privilegiado, trabalho me divertindo e aprendendo o tempo todo com as melhores pessoas de Minas. Só entrevisto pessoas que têm muito a contar, conheço locais incríveis, ouço músicas de verdade, experimento as melhores receitas, enfim, tenho um trabalho fantástico.

JDE – Qual foi a experiência do apresentador Toledo durante a visita da Viação Cipó à cidade de Esmeraldas? Quais foram os destaques, curiosidades ou momentos especiais que ele presenciou ou relataria sobre essa experiência na cidade?

Toledo – Já conhecia Esmeraldas, pois andava a cavalo na região com uns amigos. Sabia que se tratava do maior município da Grande BH, mas com ares de interior.  Nas gravações este sentimento se concretizou e fizemos um ótimo trabalho. Sinto que a cidade tem muitas histórias a contar que precisam ser valorizadas e mostradas ao mundo.

JDE – Quais critérios são considerados na escolha das localidades a serem visitadas e exploradas durante as temporadas do programa?

Toledo – A escolha varia, desde alguém que me encontra na rua até um pedido feito pelo prefeito ou secretário de Cultura e Turismo. As melhores pautas são aquelas que me param e contam. As pessoas têm liberdade de chegarem em mim e isso ajuda muito. Também muda a pauta e faço tudo diferente se chego à cidade e encontro outros assuntos melhores. O que mais determina a qualidade e criatividade da Viação Cipó é a liberdade que tenho. Posso fazer o que quiser, o que é bom e ruim. Se ficar bom a responsabilidade é toda minha. Se ficar ruim também, não posso culpar ninguém…rsrsrsrs.

JDE – O que os telespectadores do Viação Cipó podem esperar para o futuro, alguma novidade chegando por aí?

Toledo – Temos novidades todos os domingos. Eu e minha equipe somos muito atentos a tudo. Somos o primeiro programa a inserir drone nas gravações, os primeiros a gravar e editar em 4K e a pensar fora da curva. Estamos sempre inovando na forma de entrevistar, de editar e muito mais. Também temos os melhores profissionais em todas as pontas. Uma turma experiente e outra jovem, que cuidam da Viação Cipó e dos conteúdos do viajandocomtoledo (minhas redes sociais, que incluem YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e TikTok). Esta interação e respeito, dos cinquentões como eu e o Ribas e a moçada, faz a diferença. Estamos sempre inovando, como pedem as redes sociais, sem perder a essência e a credibilidade, como exige a televisão. Por tudo isso, convido a todos para continuarem assistindo à Viação Cipó, na TV Alterosa-SBT, e aos conteúdos de todas as nossas redes sociais. Tudo é feito com muito carinho e amor por Minas Gerais e as pessoas que vivem por aqui.