Nesses últimos 12 anos que estou na cidade tive o privilégio de conhecer cada cantinho e vou compartilhar com você na nossa coluna de curiosidades. Vamos iniciar falando de Esmeraldas é uma das maiores cidades em território de toda região metropolitana, um município que se estende por 911,4 km e conta com 60.271 habitantes no último censo apesar de ser bem próxima da capital, apenas 60 km separam Esmeraldas e Belo Horizonte.

A cidade preserva características típicas do interior e nesses últimos anos Esmeraldas vem crescendo bastante além de receber novos moradores e empresas, assim gerando oportunidade de emprego e renda; hoje o centro da cidade já conta com bastante lojas e empresas de grande renome, além de breve receber o primeiro Shopping Center como de modelo “Shopping Contagem” O futuro em breve.

Esmeraldas tem 120 anos seu aniversário dia 16 de setembro.

Os atuais gestores Marcelo Nonato Figueiredo, casado com a primeira-dama Mônica Regina dos Santos Figueiredo, comerciante, bacharel em Sistemas de informação, atuou como vereador por três mandatos consecutivos e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas por duas vezes, hoje ao seu lado está o vice Rodrigo Sampaio, casado com Arlinda Sampaio e pai de dois filhos, onde moram há 20 anos.

A gestão tem respondido bem as necessidades do nosso povo, com responsabilidade.

Esmeraldas conta com 91 bairros, 12 povoados e 2 distritos, por conta das Comunidades rurais no entorno, cachoeiras, fazendas coloniais e Hotel Fazenda, são grandes atrativos, assim como os Haras e criações de ovelhas.

O casarão Santo Antônio é um cartão postal da nossa cidade onde foi a primeira sede do governo de Minas, ele foi construído em 1818 e 1822 ser tornou residência de Visconde de Caeté o senhor José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, residência do representante político de maior província.

Esmeraldas está crescendo, uma cidade boa de morar e que vale a pena!

Se você mora é privilegiado! Encerro as curiosidades com os meus agradecimentos a todos da direção do Jornal e a você leitor um próspero 2022.

Colunista: Jonathan Guedes