Um dos maiores, se não o maior desafio do pequeno negócio é manter a saúde financeira em dia! E isso não está ligado a vender ou faturar mais, ou, menos. A ligação é com a melhor gestão! Sim, porque um pequeno negócio, normalmente pautado no empreendedorismo, não tem as mesmas condições oferecidas pelos Bancos (e às vezes é melhor nem ter…)

Mas, essa amarra é positiva porque ensina o gestor do negócio a ter responsabilidade com o crédito, a evitar o endividamento e a viver de “modo espartano”. É preciso também não imobilizar capital! É imprescindível encontrar o equilíbrio entre comprar ou fabricar e vender. Grandes estoques não são benéficos pois, além de não segurarem os preços, “empatam” um dinheiro que poderia estar sendo utilizado na gestão do negócio, melhorando o fluxo de caixa.

Outro desafio importante é a escolha do local e o horário de abertura, é comum em locais, sobretudo alguns bairros ou cidades periféricos que, no comércio, durante a semana parece domingo e aos domingos parece dia de semana e são chamados “bairros ou cidades-dormitório”.

Tenho clientes que faturam muito mais no sábado à tarde e no domingo de manhã do que durante a semana inteira. Estão localizados nos perfis que citei acima. Não se esqueça também do delivery. Ainda que as distâncias sejam curtas, geralmente, pois o pequeno comerciante atende muito mais cientes locais ou próximos. O recado é administre com coerência e responsabilidade, não seja você mesmos o sei próprio inimigo.

Artigo de Maurício Mendonça
Especialista em Marketing e Vendas, Consultor, Professor e Palestrante.