Hoje dia 13 de setembro é comemorado o dia Nacional da Cachaça, destilado que se tornou símbolo nacional em posição de destaque, comparável à dos melhores destilados produzidos mundialmente.

A Cachaça, bebida típica e exclusiva do Brasil, tem sua história ligada à do próprio país e pode ser considerada o primeiro destilado das Américas; foi produzida, pela primeira vez, de forma intencional, em algum engenho de açúcar do litoral Brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do Pisco, da Tequila e do Rum.

Como bebida símbolo da resistência do povo brasileiro, enfrentou preconceitos desde a época do Brasil Colônia, período no qual teve a sua comercialização proibida por várias vezes, resultando na Revolta da Cachaça, que deu origem ao Dia Nacional da Cachaça, uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça.

O Dia Nacional da Cachaça é uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) – entidade nacional representativa do setor – e foi lançada em junho de 2009, durante a ExpoCachaça de Belo Horizonte, se tornando um Projeto de Lei por iniciativa do Deputado Valdir Colatto, de Santa Catarina.

E claro não poderíamos deixar de falar da nossa cidade Esmeraldas, tivemos o prazer em conversar com Mota Matheus gerente comercial, casado com a proprietária da Cachaça Prazer de Minas, Kika Chaves.

Ele nos relata o sucesso e o sabor diferenciado da Cachaça Prazer de Minas que é produzida na cidade de Esmeraldas/MG, unindo tradição à tecnologia. A cana de açúcar, após selecionada, gera um puro suco que é fermentado de forma natural, em dornas de aço inoxidável.

A destilação é feita em alambique de cobre e, apenas a melhor parte do destilado é envelhecida em barris de carvalho ou jequitibá, sendo assim, tradição, tecnologia e total higiene juntas fazem “Pinga” virar cachaça.

Cachaça nobre de qualidade especial, com aroma e sabor refinado e mágico, nunca antes imagináveis, a conhecida ressaca deu lugar ao prazer daí o nome virou a marca Cachaça Prazer de Minas.

Nesta edição especial em comemoração aos 20 anos da empresa e uma homenagem ao fundado Euler Chaves, foi lançado uma garrafa que traz em seu designer a letra inicial do sr. Euler e o nº 8 (nº que era considerado de sorte pelo fundador)

Desde o falecimento do sr. Euler Chaves, há 4 anos atrás, a empresa é dirigida pelos filhos, Kika e Kiko Chaves.

As visitas na Fazenda estão suspensas devido ao protocolo de segurança da COVID-19, apenas visitas guiadas com hora marcada, vendas do produto no escritório localizado em Contagem pelo telefone (31) 3398-5600 e em Esmeraldas nas padarias do Zé Panhoca.