O Natal chegou e a ceia pode ficar bem cara. A ordem é economizar e não transformar a alegria da ceia em uma dor de cabeça devido aos gastos. Então, reunimos alguns truques para você deixar sua ceia mais econômica neste Natal.

1. Defina antecipadamente a quantidade de pessoas
Planejamento é tudo. Coloque no papel quantas pessoas estarão na ceia de seu Natal, afinal, ao estabelecer o número exato de convidados você não exagerará na compra dos itens.

2. Peça aos convidados para contribuírem
Não se acanhe: consulte cada convidado para saber suas preferências para ceia e aproveite para combinar uma contribuição. Se cada um trouxer alguma coisa ou colaborar com algum valor, os custos ficam equilibrados e todos ficarão felizes com o resultado. Mas é preciso que você controle o que cada um trará, pois assim evitará ter pratos repetidos ou ausência de algum item tradicional da época. No caso de haver um rateio dos custos, uma pessoa só faz as compras para ter tudo devidamente centralizado, controlado e organizado.

3. Faça listas para evitar desperdícios
É fácil se perder no meio da quantidade de opções para a ceia de Natal. Então, centralize em você a confecção de uma lista das compras e calcule a quantidade exata a ser comprada de cada item.
Nesse caso, prevalece sempre o bom senso. Exemplo: considerando que cada pessoa come em média 200 g de carne (bovina, suína ou ave), calcule pelo número de pessoas o quanto será necessário comprar de carne para a ceia.

4. Faça as compras com antecedência
Você já deixou suas compras para a ceia de Natal para última hora? Se já fez isso, sabe o tumulto que é. Se não fez, continue assim, afinal, mercados lotados testam a paciência mesmo da pessoa mais calma. Além disso, comprando com antecedência você pode adquirir os produtos em mais de um lugar, podendo sempre escolher o que estiver mais em conta. E se precisar comprar algum item com quantidade maior, pode até optar por ir em um atacadista. É preciso ter em mente que nesta época do ano alguns produtos típicos da ceia ficam mais caros, portanto, comprando com antecedência você pode pesquisar melhor e economizar muito mais.

5. Evite usar o cartão de crédito
Essa é uma dica que a maioria dos educadores financeiros costuma dar: evite usar o cartão de crédito para as compras da ceia de Natal. Se os itens da ceia podem pesar no seu cartão, o ideal é trocar os itens ― e não dividir o pagamento em parcelas, como muita gente faz. Lembre-se que o início de 2023 está chegando e com ele há muitos gastos importantes e impostos para pagar, portanto, a fatura de seu cartão de crédito não precisa ser mais uma fonte de preocupação.

6. Opte por produtos da estação
Os alimentos típicos do Natal estão mais caros devido à época do ano, é claro. Além de a demanda ser muito alta, diversos deles não são típicos desta época do ano. Então, a ordem é buscar alternativas. Se você gosta muito de determinada bebida importada, por exemplo, opte por uma nacional que seja mais barata. A ceia pede uma bebida gostosa, não há mais cara. Escolha frutas e verduras de verão, que costumam ficar mais baratos nesta época do ano. Além disso, escolher um peixe como prato principal pode ser delicioso e ainda ajudará a deixar o cardápio mais barato.

7. Não desperdice as sobras
Essa é uma dica que já faz parte da cultura do brasileiro: as sobras da ceia podem render refeições e lanches para o resto da semana.

Isso não significa que sua ceia deve ser exagerada, muito pelo contrário, com a economia do jantar de Natal e com o uso das sobras nos dias seguintes, seu bolso agradecerá. E, mesmo com isso em mente, não deixe de oferecer aos seus convidados uma marmitinha para levarem para casa, caso desejem.