No município de Esmeraldas, Minas Gerais, uma preocupante situação, onde um servidor público da saúde denuncia casos de negligência por parte da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Adjunta de Políticas sobre Drogas.

O jornalista Marcos San Juan e o jornalista José Jorge, receberam o denunciante nos estúdios do JDE, onde o mesmo relatou a falta de assistência por parte dessas secretarias nos casos de pacientes direcionados as mesmas, deixando um rastro de impotência e desamparo para os pacientes e suas famílias. O relato do denunciante traz a tona uma realidade alarmante.

Os jornalistas Marcos San Juan e José Jorge estiveram pessoalmente nas secretarias para buscar respostas para essas denúncias. As denúncias apresentadas pelo servidor foram protocoladas no dia 13 de setembro, com a data limite para o recebimento de uma nota oficial de resposta de cada secretaria até o dia 15 de setembro. No entanto, até a data de divulgação desta matéria, não obtivemos nenhum posicionamento das secretarias citadas.

A atitude do prefeito Marcelo Nonato de proibir os secretários de se posicionarem diante das mídias e de tentar gerar um vácuo de informações, com o intuito de prejudicar a credibilidade do jornalismo responsável e ético, vem causando cada vez prejuízos para população.

As denúncias feitas pelo servidor público da saúde em Esmeraldas/MG trazem a realidade alarmante de negligência na assistência. É imperativo que a Secretaria de Saúde e demais instâncias competentes tomem medidas imediatas para corrigir essas práticas e garantir que a população receba o cuidado e a proteção que merece. É hora de agir em prol do bem-estar e da dignidade dos cidadãos de Esmeraldas.