Professora e alunos criam projeto para reduzir produção de lixo e aumentar reciclagem na comunidade e no entorno escolar
Alunos da Escola Municipal Maria Vieira Barbosa, no bairro de Santa Paula, em Ribeirão das Neves, foram premiados pelo Programa de Educação e Cultura (P.E.C) promovido pela Hypofarma, projeto que incentivou os jovens a criar soluções para problemas reais de sustentabilidade na cidade. No projeto, os alunos apresentam propostas para reduzir a produção de resíduos dentro da escola e para promover a reciclagem, gerando renda para passeios escolares, ações educativas e benefícios na cantina da escola.
Realizado pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, o P.E.C durou cerca de quatro meses durante o primeiro semestre de 2023 e contou com oficinas teóricas e práticas para mais de três mil alunos da rede pública da cidade. “Foi uma possibilidade de mostrar que todos nós somos responsáveis pela situação do planeta e que a escola tem um papel fundamental em promover ações que estimulam a criação de uma consciência ambiental” revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.
Liderados pela professora Giselle Costa de Assis, que ministra aulas de Ciências, o grupo vencedor desenvolveu um projeto no qual estudantes elegem comitês com alunos de cada turma que ficam responsáveis por gerenciar a coleta de resíduos entre as turmas. Com suporte da coordenação, eles venderiam os materiais recicláveis e a verba seria revertida para ações dentro da escola. “A primeira iniciativa que tivemos foi deixar a escola um dia inteiro sem a ação dos profissionais de limpeza. Dessa forma, os alunos conseguiram visualizar melhor a importância destes profissionais e conseguiram perceber a real quantidade de lixo produzido por eles durante um dia inteiro”, afirma a professora.
Durante o P.E.C, outra atividade também chamou a atenção dos alunos. Durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pela ONU em junho, os alunos realizaram ações de zeladoria dentro das áreas verdes da escola e na praça do Hospital São Judas Tadeu, com a plantação de mudas de hibisco e ipês. Esta foi uma das formas encontradas pela equipe para gerar o senso de fazer parte de um momento que ficará marcado na vida dos adolescentes. “Nós pensamos nisso porque um dia, quando eles retornarem à cidade, na vida adulta, eles vão poder olhar para aquelas plantas e vão poder falar que eles fizeram parte desse momento”, comenta Giselle.
Os alunos Rayssa Rodrigues da Costa, Alicia Beatriz Marioto da Silva, Lorena Alves Patrocínio, Roberto Henrique Ribeira da Silva e a professora Giselle receberam um tablet cada, que poderão ser utilizados tanto para estudo, quanto para uso pessoal.
Exposição fotográfica
No mesmo dia da premiação, a escola recebeu a exposição fotográfica do projeto Circuito Cultural nas Escolas com fotos da cidade feitas pelos alunos. As atividades são o resultado de um programa de oficinas culturais realizados com o objetivo de estimular a criação artística e de promover um olhar mais apurado para as belezas e para a história de Ribeirão das Neves. A exposição acontece também em outras cidades que receberam ações do projeto, como São Paulo, São Bernardo do Campo e Santa Cruz das Palmeiras.
Deixar um comentário