Conforme dados do Ministério da Saúde, o processo de vacinação contra a Covid-19 da primeira dose dos profissionais ligados a educação básica e superior, nos estados e no Distrito Federal, atingiu praticamente 100%. Entre os vacinados, estão professores, diretores e todos os funcionários que trabalham para o funcionamento das escolas e universidades. Conforme informações cedidas pelo o ministro Milton que defendeu, o retorno presencial das atividades escolares. Ele afirmou que a medida não pode mais ser adiada. “Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos nesta e nas futuras gerações”, afirmou.

Devido a estas informações o Jornal Digital Esmeraldas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, solicitando o posicionamento sobre o retorno as aulas.

“Ressalto que a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal, vem se empenhando para seguir as diretrizes e protocolos para garantir um retorno seguro, conforme a Portaria nº 5 de 04 de agosto de 2021 dispõe.  A referida Portaria reconhece a importância do retorno às atividades presenciais das atividades de ensino em todos os níveis e modalidades da educação básica e objetiva divulgar diretrizes para este retorno, zelando pela biossegurança para alunos e profissionais da educação, estabelecida em protocolos locais.”

  • Foram realizadas obras nas escolas municipais, ou apenas adaptações aos ambientes?

Estão sendo realizadas adaptações nos ambientes escolares, de acordo com o exigido pelos protocolos sanitários. É bom salientar que o retorno será gradual, com número limitado de alunos, para que seja garantido distanciamento seguro.

  • Quais as adaptações?

Cada unidade escolar municipal está adaptando seus ambientes conforme recomendando no protocolo sanitário, com demarcações dos espaços, objetivando garantir o distanciamento, bem como disponibilizando displays de álcool 70% na entrada, corredores, salas de aula e demais espaços, para que seja realizada a higienização das mãos, conforme o recomendável.

  • Sobre os escolares, houve troca dos ônibus escolares, pois sabemos do grande problema que era enfrentado com os escolares, em relação a manutenção?

Todos os veículos que atendem ao transporte escolar obedecem às exigências da legislação que rege sobre a modalidade de transporte. Destaco que o transporte escolar ainda não está operando, uma vez que não houve retorno presencial. 

  • Haverá aumento na quantidade dos escolares? E quais os cuidados de higienização?

A Secretaria de Educação reuniu-se com os responsáveis por cada empresa que realiza o transporte escolar e apresentou os protocolos que preconizam a segurança dos estudantes no transporte. No protocolo municipal, consta uso obrigatório de máscaras, garantia de distanciamento com demarcações no interior dos ônibus escolares, aferição de temperatura, além da higienização dos veículos por viagem realizada ou sempre que necessário. Quanto ao aumento na quantidade de escolares, a demanda de alunos será reduzida, na medida em que, conforme previsto no protocolo sanitário, o retorno será gradual e de acordo com a capacidade segura de alunos por sala de aula.

  • Há data de retorno para as aulas presenciais?

Conforme o Decreto Municipal nº 423, de 09 de agosto/2021, as aulas presenciais estão suspensas no Município até dia 04 de outubro de 2021, considerando a necessidade da imunização completa dos profissionais de educação, sendo que o prazo poderá ser reduzido ou ampliado, de acordo com as recomendações sanitárias.

Com relação as escolas estaduais, já estão aptas a receberem os alunos, todos os protocolos já foram adotados nos ambientes, como as salas, demarcações nos pátios, distribuição de dispenser de álcool entre outros protocolos exigidos.

Conforme informações da direção das Escolas Estaduais Professor Raimundo Cândido e São Tomaz de Aquino.