Jonathan Guedes – Colunista
Na edição desse mês vamos falar das curiosidades japonesas, pode reparar: quanto mais curiosidades sobre o Japão alguém conhece, com mais vontade fica de visitar esse país incrível. É o seu caso? Se você gosta de cultura oriental, já deve ter notado muitas curiosidades sobre o Japão.
Vamos começar por um assunto que vai surpreender muitos brasileiros: a culinária japonesa vai muito além do sushi! Aliás, esta é uma das iguarias menos presentes nos cardápios japoneses do dia a dia, acredita? É muito mais fácil encontrar massas, pratos com arroz, vegetais, carnes e frutos-do-mar.
Mais uma curiosidade sobre o Japão: sua culinária tradicional, conhecida como Washoku, é uma das únicas gastronomias reconhecidas como Patrimônio Imaterial Cultural pela ONU. Você sabia que a culinária japonesa é reconhecida em todo o mundo como um exemplo de dieta saudável? O Japão possui a maior expectativa de vida do mundo: quase 84 anos, é comum que as pessoas passem dos 100 anos, em 2021, os centenários eram mais de 86 mil.
O Japão é conhecido no mundo todo pelas atitudes respeitosas de sua população, há inclusive uma variante formal da língua japonesa chamada keigo, utilizada para mostrar consideração e respeito pela pessoa com quem falamos.
Além disso, a cultura japonesa em geral enfatiza a importância do respeito mútuo e da cortesia, o que pode ser observado em várias áreas da vida, como nas interações sociais, no ambiente de trabalho e até mesmo no transporte público. Essa ênfase na cortesia e no respeito é uma das razões pelas quais o Japão é tão admirado em todo o mundo.
Aqui são alguns das curiosidades japonesas
Os primeiros quimonos no Japão são da era Heian (794 – 1192 d.C.)? Antes, os japoneses utilizavam calças e camisetas, saias ou uma peça única com uma faixa “separando” a parte superior da inferior. Foi graças ao comércio e intercâmbio com a China, que a vestimenta chegou ao Japão, e fez muito sucesso graças as suas vantagens. Afinal, é fácil de dobrar e adequado para qualquer estação do ano, oferecendo calor durante o frio e uma roupa fresca durante o calor. É utilizado em ritos de passagem importantes na vida do japonês e em festivais. Em Kyoto é muito comum alugar um quimono e passear pelos locais históricos.
Algumas características dos japoneses, os que são orientais, são uma raça que valoriza a harmonia e pensa de forma altamente cooperativa. Os ocidentais, por outro lado, são curiosos e bons em transmitir enquanto procuram conhecer todas as essências.
A bandeira nacional do Japão é chamada Hinomaru, uma palavra japonesa que, literalmente, significa “círculo do sol”. Não se sabe ao certo quando o círculo do sol foi usado pela primeira vez em bandeiras e painéis. Suas iguarias são deliciosas, repleta de tradições milenares. Além de ser uma alimentação muito saborosa, é uma excelente fonte de vitaminas, antioxidantes e nutrientes. Um dos ingredientes bem marcante na culinária oriental é a soja, uma opção super versátil e rica em proteínas.
O Japão que tem uma população de 123,3 milhões de habitantes em 2023, passou para 85 anos em 2023 e deve alcançar 94,2 anos em 2100.
Deixar um comentário