O governador Romeu Zema (Novo) divulgou em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 12 de abril, novas medidas de prevenção à violência nas escolas de Minas Gerais. O anúncio foi feito na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, localizada no bairro Guarujá, uma das 2.500 unidades de ensino da rede estadual que já conta com o sistema de segurança de videomonitoramento.

Uma das medidas anunciadas é a obrigatoriedade da identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços escolares, a partir da próxima semana. Além disso, o governador informou que serão investidos R$ 35 milhões para instalar sistemas de segurança por videomonitoramento e alarme em todas as escolas da rede estadual, somando-se aos R$ 48 milhões já aportados. A ferramenta já está instalada em 75% das unidades escolares.

Outra ação é o reforço no fluxo a ser seguido pelos gestores escolares, tanto na rede pública quanto na privada, para a ocorrência de violência ou ameaças. A partir de agora, os diretores das unidades de ensino deverão comunicar o fato às suas respectivas Superintendências Regionais de Ensino, que farão a imediata comunicação com a Polícia Militar por meio de um canal direto.

Fonte: O Tempo