Marcos San Juan

Uma publicação no TikTok deixou pais e responsáveis temerosos, devido as intensas ameaças de ataque em escolas no Brasil e principalmente nas cidades do estado de Minas Gerias.

O vídeo que atingiu, em apenas 10h, 61 mil curtidas e 18 mil comentários, contendo o texto com as informações de que o possível “Ma.” – mais uma forma de falar sobre o massacre sem cair na regulação da rede social -, “tem possibilidade de acontecer no dia 10 ou 20” de abril, a “Lista do Massacre”, texto escrito com números no lugar de algumas letras para escapar da “censura” das redes sociais, traz cinco “possíveis estados” e 35 cidades mineiras que poderiam ser alvo de atentados em escolas.

Diante desta situação, uma das cidades que já se mobilizou para prevenção e seguranças nas escolas, foi Ribeirão das Neves, que com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e Polícia Civil, já estão reforçando a seguranças nas escolas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, solicitou, a eliminação de 270 contas no Twitter, relacionadas a ataques às escolas de todo o Brasil. A ação, que integra a Operação Escola Segura, também conta com uma investigação sobre conteúdos e autores.

Segundo o ministro, mandados de busca também foram cumpridos com a apreensão de sete armas e houve a detenção de um suspeito. Também houve um pedido para a plataforma TikTok remover duas contas que estavam viralizando conteúdo que incitou à violência.

Flávio Dino disse que o governo federal se reunirá, na próxima semana, com as plataformas de redes sociais e pedir que apertem o acompanhamento de publicações relacionadas a discurso de ódio e planos de atos violentos nas escolas. Dino informou que o Ministério da Justiça irá estabelecer padrões viáveis para a mídia, ainda defendendo a auto-regulação

Devido a todas essas ações de prevenção, nossa equipe do JDE, entrou em contato com Secretaria de Educação (via e-mail), solicitando respostas de quais serão as medidas tomadas para a segurança nas escolas e também pontuamos fatos citados na live realizada no dia 6 de abril, com o Professor e Jornalista José Jorge no Instagram do Jornal.

Solicitamos também a 6ª CIA IND da PM de Esmeraldas, informações de quais ações serão tomadas para a segurança dos alunos, professores e funcionários da rede de educação.