O carnaval de Esmeraldas é uma tradição na cidade, com muitos blocos, mais de 30 anos de existência, desfilando nos dias de carnaval, alegrando e descontraindo a população e contaremos um pouco dessa história
para você aproveitar o carnaval desse ano na cidade, onde será concentrada na principal praça da cidade, Praça Getúlio Vargas, no Centro.

Mas para entender essa tradição voltaremos um pouco no tempo e conversamos com Roginéia Faria sobre o surgimento de alguns componentes que tiveram início na veia carnavalesca, em um bloco chamado
Unidos do Morro, na parte da cidade que chamado de Cerrado.

Após algumas desavenças entre eles, o grupo ficou rachado e os que moravam na parte da cidade chamado de Morro, resolveram sair do Unidos do Morro, chateados, não queriam se ver fora da folia que tanto gostavam, foi aí que decidiram formar um novo bloco.

A residência da Dona Maria Preta (In Memorian), figura muito popular, guerreira e cozinheira da melhor qualidade, era o local de vários encontros entre amigos, seu carisma e seu jeito peculiar conquistava a todos. Não havia melhor lugar para a formação do novo bloco, com uma junção de todas essas pessoas, entre outras, que também fazem parte dessa linda história como Dona Maria Preta (In Memorian), Rosária, Doca, Becão, Alvino (In Memorian), Lúcia Palhares (In Memorian), José Antônio e Ladim (In Memorian), sendo este último o que deu nome ao Bloco,
tiveram, também, o apoio importante do Sr. Adilson Campolina (In Memorian).

Fundado em fevereiro de 1977, o bloco se orgulha de ser o único a participar de todos os desfiles oficiais desde a sua fundação, foi pioneiro na inclusão da ala das Baianas e, também, da ala de Comissão de Frente, o que proporcionou mais organização e beleza ao espetáculo.
Vários ritmistas, brincantes de outros blocos, iniciaram suas primeiras experiências com os instrumentos de carnaval, no bloco Paz e Amor.

A alegria do morro, quando desce para o desfile e sobe a Praça, causa todo o orgulho da comunidade, mostrando toda a sua força e energia que, após vários anos de luta, foi coroado com o Tri Campeonato, 2015, 2016 e 2017, sendo o único bloco a receber nota 10 em todos os quesitos nos anos de 2015 e 2017.

Temas do Tri:
2015 : Sambar com fé eu vou que a fé não pode falhar
2016 : Com o sete na avenida, Paz e Amor encanta e contagia
2017 : Depende de nós

A pandemia mostrou-se macabra na nossa história que, além de todas as restrições que nos impediam pela realização da festa, tivemos que passar pelo luto da partida de alguns dos nossos componentes. Mas, na certeza de que, estão do outro lado torcendo para um recomeço, confinamos a tristeza, rompemos o isolamento e seguimos em frente, com os nossos 200 a 250 foliões, abrindo espaço para a alegria, para a paz e para o amor, finalizou Roginéia.

Para quem quiser participar o contato é: (31) 9 9986-5544 (Roginéia), para informações sobre venda de Abadás, ensaios e desfile.

Eles se reúnem para os ensaios todos os domingos à Rua Presidente Artur Bernardes, nº 40 – Centro, Esmeraldas/MG, a partir das 18h até às 22h.