Jonathan Guedes – Colunista

Nesta edição iremos falar sobre as emoções humanas. Em 1980, o psicólogo americano Robert Plutchik apresentou sua Roda de Emoções. Na teoria dele, os humanos têm oito estados emocionais que são a alegria, aceitação, medo, surpresa, tristeza, desgosto, raiva e antecipação.

E para ele, a mistura e combinação dessas emoções fazem emoções mais complexas ainda, como o amor. A alegria traz bem-estar, gratidão, satisfação e existem muitos sentimentos, emoções e comportamentos.

Também existem sentimentos negativos que acabam resultando em depressão, considerada a doença do século, outras emoções e pensamentos aleatórios. Temos que ter muito cuidado com nossas mentes e também filtrar nossos pensamentos e o que absorvemos.

Uma curiosidade!

Você sabia que o chocolate desperta o hormônio da felicidade conhecido como Endorfina e que, além disso, tem outras coisas que causam bons sentimentos e pensamentos.

Existe diferença entre emoção e sentimentos?

Emoção é reação enquanto sentimento é construção. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

Podemos dizer que a emoção é orientada para o exterior, e possui os seguintes indicadores emocionais:

1 – Fatores ambientais, por exemplo, um exame a fazer gera medo, um funeral provoca dor, o matrimônio infunde alegria.

2 – Expressões faciais, inatas e estão presentes em todas as culturas.

Corpo

Reações a fatos, situações e pessoas; Acompanhadas de reações orgânicas instantâneas; Dirigidas para o exterior; Dimensão comunicacional; Intensidade; Brevidade.

Mente

Resultados de predisposições, afeições e experiências subjetivas; Reações orgânicas ao longo do tempo; Dirigidas para o interior; Dimensão particular; Suavidade; Duradouro.