Al Rihla, o nome, em árabe, significa “A Jornada”. Al Rihla é o começo de tudo. Cada toque é uma nova história. Mas ela representa mais do que só o futebol. É uma oportunidade de promover mudanças sociais tangíveis para comunidades ao redor do mundo. É por isso que  1% das vendas líquidas da Al Rihla será destinado ao movimento Common Goal, projeto cofundado por Juan Mata, jogador do Manchester United, que financia atividades de caráter solidário em todo o mundo.

O Al Rihla tem um design contemporâneo com elementos visuais que transmitem os conceitos de movimento e velocidade. Isso se deve ao fato de que uma de suas principais inovações é o fato de ser a bola mais rápida da história das Copas , apoiando o ritmo do futebol moderno .

O jogo está ficando mais rápido e, à medida que acelera, precisão e estabilidade em voo se tornam criticamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha velocidade significativamente maior durante sua trajetória no ar – afirmou em nota Franziska Loeffelmann, diretora de design de materiais e estampas de futebol da Adidas.

Para confirmar a evolução, a bola foi testada em túneis de vento semelhantes aos usados pelas montadoras para reduzir a resistência ao vento de protótipos de veículos.

O objetivo é criar uma bola que facilite um ritmo crescente de passe, lançamento e velocidade. Também faz referências às construções, história e cultura do país .

As cores e arte visual da Al Rihla foram inspirados na cultura, arquitetura e bandeira catarianas, bem como nos tradicionais barcos locais.

Al Rihla é a 14ª bola consecutiva feita para a competição pela empresa alemã, que promete maior velocidade e estabilidade que as antecessoras durante a trajetória no ar. A estrela do Mundial tem base branca, cobertura de poliuretano texturizada e 20 gomos – características que, segundo a empresa, proporcionam melhor precisão e estabilidade de voo.