A cidade de Esmeraldas vem sofrendo com a falta da coleta de lixo, inúmeros relatos de moradores de diversos bairros da cidade, foram apresentados para nossa equipe e também para a equipe da Rádio CDL Esmeraldas.

Porém, esse problema é recorrente, podemos dizer que desde que a empresa ECOSUL se instaurou em Esmeraldas, a população não tem tranquilidade, pois essa não é a primeira vez que relatamos esses transtornos, mas desta vez, os relatos mostram a incapacidade da empresa ECOSUL de atender a cidade, pois, não somente ao não atendimento à população, como também o não cumprimento das obrigações com os funcionários e ex-funcionários, como:

  • Falta de EPI’s para os trabalhadores;
  • Atraso nos depósitos do FGTS;
  • Atraso nos pagamentos dos tickets, alimentação/refeição;
  • Nos casos de desligamento dos funcionário, o não pagamento do acerto dos direitos trabalhistas;

Como mostra o relato abaixo de um dos ex-funcionários.

 

O radialista e diretor da Rádio CDL, Jonathas Cesar Netto, relatou que na manhã de hoje, 6 de julho, no trajeto de deslocamento para a rádio, conversou com o motorista do caminhão da empresa, e o mesmo relatou as seguintes informações “que hoje eles estariam realizando a coleta dos lixos em alguns bairros, porém ainda permanecem com salários em atraso, e houve o pagamento do auxílio combustível, porém o ticket ainda está sem previsão”. Os funcionários estão aguardando o 5º dia útil, para regularização dos salários e dos benefícios, e caso não ocorra, a paralisação será retomada.

Nosso jornalismo entrou em contato com a empresa ECOSUL (via e-mail, via ligação), na data do dia 5 de julho e não obtivemos respostas. E hoje, dia 6 de julho, entramos em contato por telefone e até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno por parte dos responsáveis.

A Prefeitura de Esmeraldas, nos relatou que já notificou a empresa e está com todas suas obrigações em dia com a ECOSUL.

Aguardamos um posicionamento da empresa para esclarecimentos a população, e aos funcionários de quando essa situação será normalizada. E solicitamos que a prefeitura de esmeraldas em conjunto com os vereadores do município, intensifiquem a fiscalização no cumprimento dos deveres da empresa com a população esmeraldense.

Matéria realizada em parceria com Rádio CDL Esmeraldas