A Uber anunciou nesta semana, uma nova ferramenta de segurança onde o passageiro que deseja pagar em dinheiro terá de tirar uma foto do rosto antes de solicitar a corrida. Segundo a Uber, a U-Selfie estava entre os (recursos) mas pedidos pelos motoristas parceiros.

A medida será adotada para alguns usuários que se cadastrarem na plataforma ou pedirem um veículo sem fornecer dados de cartão para pagamento automático.

Segundo a Uber, a foto do usuário ficará armazenada em bancos de dados internos para consulta em caso de determinação legal, como ocorrências policiais, e não será acessada por parceiros nem passará por verificação biométrica.

Para coibir a violência durante corridas, a Uber afirma que já adotou a verificação do CPF na base de dados da Serasa e solicita a alguns usuários que enviem foto do documento de identidade. Também vem sendo informado ao motorista o destino final (antes, o motorista só sabia previamente a região de desembarque).

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma.