Peça circense “Tem Palhaço Que Desperdiça Água” da Caravana Circo Teatro Sem Lona se apresenta em cidades mineiras gratuitamente e orienta crianças de forma lúdica a conscientização do uso da água, o Projeto cultural e educativo com patrocínio da Copasa faz espetáculos de conscientização sobre o uso dos recursos naturais para alunos de escolas da rede púbica de Minas Gerais.
Com duração de 50 minutos, as apresentações gratuitas da peça “Tem Palhaço Que Desperdiça Água” — 2ª edição -, acontecem em 20 municípios de Minas Gerais. A peça que estreou dia 4 de abril, já passou por Belo Horizonte e região metropolitana e segue se apresentando nos dias 25, 26 e 27 de abril, em Esmeraldas, Curvelo e São Gonçalo do Abaeté, respectivamente.
Após estas exibições, a caravana segue seu itinerário percorrendo pelo estado até 10 de maio.
A peça utiliza a linguagem circense e teatral para conscientizar a população sobre a importância da água para sobrevivência na Terra. A peça é encenada por quatro atores que, ao longo da apresentação, interagem com a plateia, utilizando-se da comédia para abordar temas como o desperdício e como economizar a água.
As mensagens são transmitidas de forma lúdica com o intuito de despertar a compreensão da importância vital que é a água no ecossistema, orientado a futura geração a ser cidadãos conscientes e responsáveis para com o meio ambiente.
O espetáculo faz parte do projeto cultural Caravana do Circo Teatro Sem Lona com patrocínio da Copasa – Companhia de Abastecimento de Minas Gerais, e tem como objetivo orientar e ensinar as crianças e adolescentes como cuidar e utilizar o bem mais precioso do planeta.
O evento é uma realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.
Quem é a cia “Circo Teatro Sem Lona”:
Há 25 anos, a companhia “Circo Teatro Sem Lona” visa criar uma linguagem teatral que promove espetáculos em espaços públicos e alternativos. É uma companhia independente com o objetivo de pesquisar e criar uma linguagem teatral inspirada nas companhias de circo-teatro, que no passado movimentaram a circulação de espetáculos pelo interior do Brasil.
A “Circo Teatro sem Lona” também realiza diversos projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas e por onde passa deixa sua marca, alegrando a criançada.
Com cerca de 350 espetáculos por ano em seu portifólio, a companhia já se apresentou em muitas regiões e cidades do interior do Brasil contabilizando mais de 500 municípios e mais de um milhão de quilômetros percorridos. Coleciona mais de 70 prêmios e solidificou seu nome como uma das mais atuantes companhias no Brasil com diversas participações em festivais e eventos culturais, promovendo a democratização da cultural a um público plural.
Sobre a Copasa
Minas não trabalha mais em silêncio. Parafraseando a canção, ‘êh Minas, é hora de ficar por aqui’, conhecer essa terra que vem além do tempo e se espalhou pelas eras, trazendo o que de há melhor em seu povo. E é aqui, junto desse aprazível lugar, que lembramos João Guimarães Rosa e, guiada pela sua missão a Copasa vem a várias décadas fazendo parte desta tão vasta Minas Gerais.
Afirmamos que quando o indivíduo se doa e compartilha seu acreditar e seus sonhos, viabiliza transformações pessoais e coletivas. Foi assim que milhares de pessoas trabalharam e trabalham na construção da nossa história. Nós, que conhecemos nossos rios e bacias, sabemos que uma pequena nascente sozinha pode crescer quando se une a outras, acredita em seu destino, salta e corre pelas montanhas de Minas até chegar aos nossos vales e daí buscar outras terras onde servir. São assim os rios de Minas, prontos, como a gente de Minas, para integrar, unir e servir. Somos assim na Copasa. Olhamos para trás com orgulho e aprendizado em busca de como construir melhor os próximos anos, servindo a Minas, acreditando na cultura e na sua gente.
Por tudo isso, a Copasa através dos seus projetos, estará sempre atenta e preparada, seja cuidando da água ou estimulando e patrocinando a cultura e a identidade da alma mineira. Assim, é com grande alegria e orgulho que patrocina através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Tem Palhaço que Desperdiça Água”.
Espetáculo circense “Tem Palhaço Que Desperdiça Água” 2ª edição
Dia 25 de abril de 2022 – Esmeraldas
Local: Escola Municipal Aparecida Socorro Chaves| Horário: às 8h30
Local: Escola Municipal Zita Lucas e Silva | Horário: 15h40
Dia 26 de abril de 2022 – Curvelo
Local: Escola Municipal Boaventura Pereira Leite | Horário: às 8h30 e às 14h00
Dia 27 de abril de 2022 – São Gonçalo do Abaeté
Local: Escola Municipal Professor Martinho Matos| Horário: às 9h45 e às 13h20
Deixar um comentário