Existe vários tipos de vinhos seja português, espanhol, francês, argentino, chileno e outros. Falar de vinho quanto apreciar é muito bom, cada tipo de vinho possui uma determinada uva como Pinot nor, Carbenet, Malbec , Chardonnay e etc.

Com experiência de Sommelier sempre recomendo para quem não entende de vinhos os suaves, para aquele que está começando a familiarizar Demi e os que já tem um bom entendimento e paladar apurado recomendo os secos, sempre bom acompanhar com água com gás ou sem gás, além da temperatura ser ambiente.

Já para os rosés essa regra muda, uma temperatura mais fresca com teor gelado, vinho tinto é sempre bom e uma das melhores uvas que se tem um bom corpo são os tintos africanos.

Os amantes de vinhos sempre gostam de harmonização de vinhos, que é você harmonizar com peixes, massas, frutos do mar, carnes com bons vinhos, quando você ir a um bistrô, restaurante terá sempre um profissional responsável pela adega. No caso com o nome de Sommelier que irá te orientar e ajudar harmoniza além das cartas de vinhos e espumantes. Hum, falando em espumante nada melhor que abri aquela espumante num momento fantástico é incrível, além disso a bebida se serve gelada em taças finas e cumpridas para liberar os gases.

Uma curiosidade espumante ou champanhe é a mesma bebida, mas para ter um toque renomado e fino se usa espumante, além disso também o nome champanhe veio por uma cidade com esse nome. Espumante brut branco e rosé sempre tem o seu lugar. Um detalhe para finalizar as taças de vinho tinto sempre tem o bojo maior e são maiores que as taças de água e a de vinho branco e rosé são as menores porque a bebida serve gelada e não esquentar. A taça de tinto é maior porque libera aromas.

Espero que você tenha gostado!

Colunista: Jonathan Guedes