“Eu não escolhi o jornalismo, o jornalismo me escolheu”. Eu gosto de citar essa frase porque, de fato, a minha profissão “correu” atrás de mim. Sou Renata Galdino, jornalista com mais de 20 anos de experiência em veículos de comunicação impressos e on-line. Minha carreira começou um mês depois de eu entrar na faculdade: em março de 2001 eu já estagiava em um dos núcleos da instituição. Não parei mais, foi um estágio atrás do outro.

E pensar que meu primeiro vestibular foi para turismo, mesmo pessoas próximas dizendo que comunicação era para mim. Eu não ouvia. Queria algo que desse dinheiro. Não passei para turismo e no ano seguinte encarei as provas para jornalismo. Se eu me arrependo da escolha? Jamais! Há 17 anos trabalho em um dos principais jornais de Minas, já tive dois jornais e um portal de bairro e realizei trabalhos na área como freelance. Ganhei prêmios e reconhecimento. Não há dinheiro que pague.

Algumas matérias que fiz se destacaram, como o roubo das armas em um paiol do governo do Estado, na Grande BH, em 2014. Eu fui a primeira – e acredito a única – jornalista a conversar com um dos agentes penitenciários que estavam no local no dia do crime. No dia da publicação da reportagem, grandes emissoras me ligaram pedindo o contato da fonte, que não topou falar com ninguém mais. Credibilidade e verdade. Essas são as premissas do meu trabalho que, a partir de agora, você acompanha por aqui. Escreverei sobre empreendedorismo e outros assuntos. Espero contribuir, e muito, com o crescimento deste jornal e da população de Esmeraldas. Você vem comigo?