As pessoas, ou empresas quando vão solicitar um serviço seja qual for, buscam sempre pelo melhor preço e, principalmente, pela qualidade do serviço prestado. Em uma cidade como Esmeraldas (MG) isso também deveria ser tão importante como é para a maioria das pessoas ou empreendedores, mas infelizmente não é assim a nossa realidade. Vou abordar alguns serviços que são prestados em nossa cidade que são de dar dó pela falta de respeito com a população.

Um deles é o nosso serviço de abastecimento, a famosa Copasa, ela mesmo, que continua deixando moradores sem água nos dias da semana, em fins de semanas e em feriados, e não adianta ligar ou reclamar ou entrar até na justiça. Não causa nenhum impacto, parecem ser blindados.

Outro serviço que temos na cidade e que não atende é a coleta de lixo. Foi  informado à população que  foi economizado verbas e que isso melhoraria o atendimento, mas o que vemos na prática não é isso e sim pessoas , há dias, com lixo em suas portas pedindo socorro, como uma moradora nos ligou pedindo para ligarmos para alguém para poder ajudá-la a resolver a situação pois há 3 dias o lixo estava em sua porta e todo espalhado pois os cachorros rasgam todo o lixo na rua   e fora que estavam  trazendo  muitas moscas só para ressaltar em sua casa tem uma senhora acamada de 81 anos com feridas abertas e com muitas moscas corria riscos de doenças. Esse era o temor da moradora.

Além disso a falta de humanidade com os funcionários da empresa, que prestam serviços de limpeza e coleta de lixo da cidade, onde falta equipamentos adequados, pasmem até falta de uniforme eles possuem só um para trabalharem todos os dias.

Também temos nossos Escolares que por dias foram motivos de muita reclamação dos pais, ônibus lotados descumprindo as rotas, os horários e não só isso mas a própria licitação que implica normas e regras para ser aceita no município, como conseguiram ser aprovados? Aí está o mistério. E claro, não pode faltar nossa iluminação pública e nosso asfalto, o que nos resta é o tapa buraco.

A iluminação em vários pontos da cidade e bairros, os moradores são obrigados a conviverem com ruas escuras, pois só é trocada a iluminação, caso o morador solicite e quando é atendido.  E se a lâmpada do poste abaixo também estiver queimada ela permanece pois não foi pedida a troca e assim temos que conviver com a escuridão e os perigos de sermos surpreendidos por um ladrão ou animal, vai saber.

Já nossas ruas muitas delas não existem mais, a tanto tempo sem manutenção que já estão sem ter como transitar, a resposta é a chuva, bom isso é verdade, mas onde está o plano de ação de investimento para fazer algo que vai trazer conforto e dignidade à população de Esmeraldas.  Isso ainda não tem ou se tem não foi passado para a população, já que na prefeitura impera o silêncio.

Quanto ao Transporte público, uma passagem extremamente cara que nos faz perder muitas oportunidades de trabalho devido ao valor e não temos o mínimo de conforto viajando nos ônibus lotados, velhos, sujos, que não cumprem os horários e ainda quebram no meio do caminho constantemente, deixam de passar, fazem o que querem com a população. E o que mais é cruel nessa história toda, é que nada é feito para mudar este quadro acima.

Vendo todo esse cenário, o que falta?

Seria uma fiscalização severa que apure e exija que todos esses serviços possam ser cumpridos dentro das exigências? A população está cansada de tantos serviços de péssima qualidade na cidade. Existem mais coisas, mas parei por aqui pois até para escrever isso nos faz mal pois é tanto descaso com a população.

A falta de uma gestão, comprometida com o bem estar da população, mexe com nosso psicológico com isso queria muito que os poderes executivo e legislativo se unissem para reverter esse quadro que nossa cidade vive hoje, mas também temos que ter nosso senso de responsabilidade em fazermos nossa parte cobrando.  Que haja uma resposta a todas essas demandas que temos para que Esmeraldas cresça e se torne uma cidade de grandes oportunidades.

Marcos San Juan
Presidente