Após duas assembleias realizadas nesta quarta-feira 01 de dezembro, os motoristas dos coletivos da capital mineira optaram por retomar com a paralisação dos ônibus. A greve será retomada na madrugada desta quinta 02 de dezembro, e não tem previsão de término.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), os belo-horizontinos que precisam usar o transporte público não ficarão totalmente desassistidos.

Durante a paralisação será ofertada para a população a frota mínima – cerca de 60% dos ônibus.

Votação

Com 125 votos contra e 24 a favor, os motoristas recusaram o que foi oferecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRABH) – aumento salarial de 9%, a ser pago a partir de dezembro de 2021, e reajuste de 9% no valor do ticket alimentação.

A classe solicita reajuste salarial de 9%,  mais a correção da inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), pagamento do ticket alimentação no período de férias, além de um intervalo máximo de 30 minutos entre as viagens.

“A classe não aceitou o que foi oferecido, porque lutamos em busca de diversos benefícios que fazem falta para os motoristas. A classe não vai voltar a rodar integralmente enquanto todas as solicitações não forem acatadas”, disse o presidente do sindicato STTRBH, Paulo César.

Fonte: O Tempo