Várias cidades de Portugal e da Espanha foram afetadas por um apagão na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica por várias horas. Segundo as operadoras de rede elétrica dos dois países, o fornecimento começou a ser restabelecido gradualmente ainda durante o dia.
O Jornal Digital Esmeraldas conversou com Adriana San Juan, que vive em Portugal e relatou como foi enfrentar o dia sem luz. Além da interrupção da energia e da internet, ela contou que também ficou sem água, já que o prédio onde mora depende de uma bomba d’água elétrica. “Foi um momento de apreensão, mas felizmente, até o momento, os serviços já estão normalizados”, afirmou.
A causa do apagão continua sendo investigada, mas de acordo com o portal sicnoticias.pt, há indícios de que uma falha em uma linha de alta tensão pode ter sido a origem do problema. O especialista em eletrotécnica Jorge Liça considera como “cenário provável” um incidente nas linhas de importação de energia da França para a Espanha, o que teria provocado um efeito em cadeia e, consequentemente, os apagões em diferentes regiões da Europa.
Deixar um comentário