Paralimpíadas Escolares/2024 começaram no dia 25 e vão até o 30 de novembro, 176 estudantes-atletas competirão nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo-SP, em 10 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7 PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e voleibol sentado. Ao todo, a delegação mineira será composta por 246 integrantes.

Na etapa nacional, Minas Gerais será representada por estudantes-atletas de 38 instituições de 30 municípios. Os municípios são: Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Caraí, Caxambu, Divinópolis, Esmeraldas, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Ituiutaba, José Raydan, Juiz de Fora, Naque, Oratórios, Paracatu, Patrocínio, Pirajuba, Pitangui, Poços de Caldas, Salinas, São Sebastião do Paraíso, Sarzedo, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

 

As Paralimpíadas Escolares/2024 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte – SEE, e tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

A etapa estadual do JEMG foi seletiva para a participação dos estudantes-atletas nas paralímpiadas escolares. O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretária de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.