Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos e terá maioria republicana na Câmara e no Senado O candidato do republicano Donald Trump venceu o estado-chave de Wisconsin e chegou a 277 votos no Colégio Eleitoral, nesta quarta-feira, 6 de novembro. Trump retornará ao mais alto cargo do país após quatro anos e garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira, 6 de novembro.

Saudando uma “magnífica vitória”, o republicano disse às multidões jubilosas na Flórida: “A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse ele. Os republicanos ganharão o controle no Senado, em uma reviravolta que altera o equilíbrio de poder em Washington.

A vitória foi anunciada após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. Sua vitória repercutiu no mundo todo e líderes mundiais parabenizaram Trump nesta quarta.
Ele já discursou na Flórida, mesmo antes de Kamala reconhecer a derrota. Trump falou sobre imigração ilegal, afirmou que seu slogan será ‘promessas feitas serão cumpridas’ e pregou a união entre todos os americanos.

O republicano prometeu fechar as fronteiras, cortar impostos, disse que amava Elon Musk e pregou união entre os americanos, divididos pela eleição. “É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união”, disse Trump , comemorando ‘vitória política’ sem precedentes. “Alcançamos a coisa política mais incrível, uma vitória política que nosso país nunca viu antes”, disse o republicano.
“Jovens, velhos, urbanos, rurais. Todos nos ajudaram hoje”, reconheceu. “Peço a cada cidadão em todo o país que se junte a mim na minha jornada. É hora de unir nosso país.
O sucesso vai nos unir”, disse.

Trump garantiu que recolocará o país no topo. “Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos podemos fazer com que a América seja grande novamente.
Eu não vou decepcioná-los”.

Trump, também se tornará o segundo ex-presidente na história a reconquistar a Casa Branca após perder uma tentativa de reeleição enquanto estava no cargo — Grover Cleveland foi o primeiro. Trump agora tem a mesma idade que Biden tinha quando se tornou o presidente mais velho na história dos EUA a ser empossado.

A eleição de Trump acontece meses após sobreviver a duas tentativas de assassinato. A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. A contagem dos votos pode demorar semanas, e a projeção permite saber com antecedência quem será o vencedor.

Vitória
A vitória de Trump marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos, quando perdeu para o democrata Joe Biden em 2020. Essa é a segunda vez que um presidente volta ao cargo na história, depois de Grover Cleveland (1893-1897 e 1885-1889).

Trump assume o cargo em 20 de janeiro de 2025. Ele terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria, republicanas. A eleição dele representa uma situação totalmente inédita na história dos Estados Unidos:

Fonte: Itatiaia