Recursos são referentes a um projeto definido a partir da Consulta Popular feita na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.

O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) informam que foram repassados, nesta quinta-feira, 4 de junho, R$ 35.395.465,09 para o município de Esmeraldas.

O recurso é destinado à construção de um arco viário em Esmeraldas–MG, com 2,4 km de extensão e características de uma via de ligação local, que ligará os trechos pavimentados da MG-060 sul e MG-060 oeste.
O projeto foi definido a partir da Consulta Popular, feita nos 26 municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
As obras de infraestrutura estão entre as mais priorizadas no processo consultivo. São mais de 40 projetos definidos que envolvem melhorias, recapeamento e pavimentação de vias, somando mais de 700 quilômetros com intervenções previstas.

O investimento em infraestrutura amplia o acesso a diversos tipos de serviços, como saúde, educação, assistência social, além de fomentar a economia local. Estes projetos ainda garantem uma mobilidade mais segura para as pessoas e melhoram a qualidade de vida de todos.
As execuções das iniciativas serão realizadas pela Prefeitura e estão sendo financiadas por meio do programa de reparação socioeconômica do Acordo de Reparação. Esmeraldas é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento.

Detalhes do projeto
Projeto: Construção do Arco Viário da MG 060 em Esmeraldas
Município: Esmeraldas
Valor: R$ 35.395.465,09
Prazo: 1 ano e 11 meses a partir do início da execução
Objetivo: Executar a construção de um arco viário em Esmeraldas–MG, com 2,4 km de extensão e características de uma via de ligação local, que ligará os trechos pavimentados da MG-060 sul e MG-060 oeste.